Terreiro dos Aflitos

 

TERREIRO DOS AFLITOS 


TEATRO E ANCESTRALIDADE SE UNEM EM PROTESTO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO


Companhia Ágata de Teatro apresenta, espetáculo teatral no dia 25 de Janeiro,  na semana de combate à intolerância religiosa e o aniversário de São Paulo. 


Por ser a mais plural das cidades em um país ainda não assumidamente, plural em raças e credos, convém lembrar:

Em novembro de 2025, na capital paulista, um singelo desenho infantil representando a orixá Iansã levou policiais armados a intimidar a direção de uma escola pública, na cidade de São Paulo, depois que o pai de uma aluna ficou incomodado, com a atividade . 

Situações como essas podem ser descritas como casos de racismo religioso. 


O conceito é recente e busca evidenciar o racismo como componente da violência contra religiões afro e que vai além da intolerância religiosa. 


Para obter dados atualizados sobre a prática no país, foi realizada a pesquisa “Respeite o meu terreiro”, em 2025. 

A partir das respostas de religiosos de 511 terreiros, a pesquisa constatou que 80% deles sofreram racismo religioso. Os relatos mais comuns incluem agressão verbal, xingamentos, ataques diretos e abordagem policial discriminatória. 

Essas situações ocorreram pelo menos uma vez a cada  dois anos.


Após o episódio ocorrido nesta escola, parlamentares na cidade de São Paulo defenderam, que a ação violou a Lei de Diretrizes e Bases, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, e alerta para o papel de autoridades que, segundo ela, estimulam intolerância religiosa e racismo.


A Lei atual, foi instituída em 20 de Dezembro de 1996, e garante a inclusão de estudo de culturas plurais com ênfase a tolerância e a liberdade individual. 


Apostando em ações artísticas que promovam o diálogo contra a intolerância religiosa, a Companhia Ágata de Artes, traz de volta o espetáculo “TERREIRO DOS AFLITOS” 


Na cidade de Aracati, Mãe Anaya tenta proteger seu terreiro dos interesses capitalistas de Jesus dos Santos, que ignora a sacralidade do local e quer construir no espaço um mercado de carnes.

A dramaturgia foi inspirada na vida da Ialorixá Mãe Bernadete, assassinada na Bahia por defender seu Quilombo e na carreira da cantora Clara Nunes, artista brasileira que popularizou temas ligados a religiões afro.


Sendo assim, cremos que a arte vai além do entretenimento, e o teatro vai além da estética: transforma o ser humano, não de forma obrigatória, mas sim trazendo a reflexão de dentro para fora, e fazendo com que o público repense as suas atitudes, e por consequência a sua forma de vida. 


Assim esperamos, nessa apresentação em especial, levar essa mensagem de tolerância, tanto religiosa, como também em outras partes da vida, para o público.


Fontes : G1, Agência Brasil, Planalto.Gov 


Serviço: 

Terreiro dos Aflitos

Dia: 25/01/2026 

Horário: 19 hs

Local: Espaço Cultural Lélia Abramo 

Rua Carlos Sampaio, 305 - Bela Vista 

Ingressos: R$ 50,00 


Vendas somente on line pelo SAMPA INGRESSOS 

Cada voucher dará direito a dois ingressos.



Texto : Silvio Tadeu / Ju Camata 

Direção :  Silvio Tadeu / Ju Camata 


Com : Companhia Ágata de Artes


Elenco :  Ju Camata, Silvio Tadeu, Henrique Possetti, Ronaldo de Lima, Gigi Santos, Eduardo Silva,Onil Mello Júnior, Jeff Mota, Juliana Cruz, Angela Mendes , Lucimeire Petronilho e Clayse Soul


Participação especial do Ogã Mauro Mendes





















































































































*******************