Show de Estórias

 Show  de  Estórias

Contar  Estórias …arte milenar, cuja tradição, legou a modernidade a história das civilizações através da oralidade, quando ainda os registros escritos não ocupavam o seu lugar e  continua até hoje resistindo nas redes sociais em nova versão storyttelling  das redes sociais . 

Contar estórias é transformar a palavra em imagem, a imagem em ação e a ação em emoção . 

Qual a diferença entre contar um conto e ler um conto ?

Sim, existe uma diferença entre contar e ler uma história, por que também existe uma diferença  entre palavra  oral e palavra escrita .

Quando a comunicação se dá através da palavra oral, nosso centro de percepção é o auditivo .

O som nos invade por todos os lados 

Todo nosso corpo é uma unidade auditiva, por que estamos no centro do campo sonoro .

A expressão do corpo, os gestos, o ritmo e a entonação de voz imprimem sentido ás palavras e desvelam para o ouvinte as emoções por trás do texto . 

No caso da leitura , palavra escrita, o centro de percepção passa a ser o visual . Se o som incorpora e unifica, a visão isola, separa e é individualista . Quando mergulhamos em uma leitura, nos isolamos do mundo, nossa viagem é solitária. Contar  uma estória é também a arte da relação entre o contador e seu auditório . Contador e ouvintes recriam a mesma estória infinitamente .Um conto, embora possa ser contado mais de uma vez, serão sempre inéditos, pois o contador  e o público jamais serão os mesmos .

A  Arte de contar uma estória.

Envolve expressão corporal, improvisação, interpretação , interação com seus ouvintes . 

Apropriar-se de uma estória é processar a mesma no interior de si mesmo. Ë deixar-se impregnar de tal forma por ela que todos os sentidos possam ser aguçados e que todo o corpo possa naturalmente comunicá-la pelos gestos, expressões faciais e corporais, entonação de voz, ritmo etc .

Isso só  é  possível através do processo de identificação com as situações  apresentadas pela história e com seus personagens, sejam eles humanos ou não .

Para se exercitar nesse processo de identificação, pode se fazer algumas perguntas em relação á história  que deseja contar .

Além de compartilhar experiências, o contador também compartilha sonhos . Porém não se compartilha aquilo que não se possui . Ë necessário também se apropriar dos sonhos de um herói, torná-los  seus  próprios , para só então oferecê-los aos ouvintes .

Em nosso trabalho de produção de eventos e recreação infantil, vemos que os contos, as fábulas e as lendas não morreram, apesar  da tecnologia que cada vez mais faz parte da rotina dos pequenos, que ficam  com os olhos  brilhando, quando  sentem  a magia que uma história provoca .

A  Companhia Àgata de Artes , apresenta o seu trabalho e repertório de Contação de Estórias  intitulado   ‘ Show de  Esórias “  ,  onde levamos  ate os ouvintes, adultos ou crianças ,  quarenta minutos de magia , teatro , aventura e muita imaginação .  

Através de um ator  e um músico, figurinos e adereços, levamos até você :  

CONTOS DE FADAS 

Aladim 

Cinderela 

A Cigarra e a Formiga 

LENDAS BRASILEIRAS 

Saci Pererê 

Vitória Régia 

Iara 

HISTÓRIA DO BRASIL  

O Descobrimento do Brasil 

Tiradentes 

Temas podem sofrer alteração de acordo com o público, ocasião . 

Pdemos aceitar temas “ encomendados “  . 

Em tempos tão tecnológicos, Contar Estórias, humaniza e aproxima as pessoas em um momento de pura magia, interatividade e imaginação .