Diário de Drácula


"  O DIÁRIO  DE  DRÁCULA "  


Enfim ...elenco fechado . 
Um projeto que ensaiou uma estréia em 2.014, foi engavetado, esquecido e ressurge nas "sombras" dos sonhos que insistem em não morrer . 
A partir de uma leitura aberta ao público realizada no Teatro UMC , no dia 31/08/2.018 , a idéia da retomada da produção teatral deste clássico de Bram Stocker, toma um novo impulso e recomeçamos os ensaios . 
Dia 21/10/2.018. Sessão fotográfica da pré-produção,  com o talentoso fotógrafo Roberto Nakashima , e vimos os personagens surgindo na alma e no corpo dos atores e atrizes.

Dividimos com vocês as primeiras imagens do segundo espetáculo do
Projeto Livro-Vivo : 



Drácula 

Adaptação e Direção : Silvio Tadeu 

Elenco :  

Fábio Scheibe 
Tainan Pongeluppe 
Karina Kiss 
Ronaldo de Lima 
Edivaldo Gomes 
Lauren Wolf 
Efigênia Armandani
Helena Gomes
Marcia Papoti 
Lucas Cruz 
Elizeu Tozzi 
Henrique Fernandes 
Lucia Machado 
Glauce Teixeira

Voz Off : Zeca Mallembah


Bram Stocker 

Bram Stocker, na verdade Abraham Stocker, nasceu em Dublin, 1.847, Irlanda. 
Depois de uma infância marcada por graves enfermidades que o obrigam a passar longos períodos no hospital, cura-se rapidamente de uma maneira que os médicos consideram milagrosa, e pode se dedicar aos estudos e as atividades esportivas. 
Stocker tinha paixão pelo teatro, se tornando grande amigo do ator Henry Irving, trabalhando para ele como contra regra, quando também começou a pesquisar sobre a Transilvânia e suas tradições vampíricas . 

Drácula - O Livro 

Drácula é um personagem que penetrou como uma sombra de terror no imaginário de todos. 
A partir de 1.890,quando o etnólogo hungaro Arminius Vanylhe lhe contou a lenda do príncipe romeno Vlad Tepes, Dráculea, o autor passou mais de seis anos reunindo documentos sobre o personagem, história e tradições populares e religiosas da Transilvânia. 
À estas pesquisas remodelou dados da sua pesquisa à luz de textos místicos e estetizantes que denunciavam de forma inconfundível sua ligação absoluta com a cultura literária da era vitoriana.
O personagem foi criado em 1.897 , seguido pelo romance, atingiu um enorme sucesso, mas não superior aos outros que Stocker já havia escrito, em sua maioria, inspirados em um terror fantástico e de grande apelo popular. 



Drácula nos cinemas 

A partir dos anos 1.930, produziu-se uma infinidade de filmes baseados no personagem mas sempre mais independente das características originais do romance .

Na verdade o " Drácula " dos filmes era uma encarnação dos dos aspectos aterrorizantes e repugnantes, a fim de fazer uma caricatura do horror que agradasse a alguns espectadores .


Coube a Franscis Ford Coppola em 1.992, com seu filme " Drácula de Bram Stocker ", ressaltar uma fidelidade ao romance.

Verdades Sobre Drácula 

A verdade é que o personagem criado pelo autor irlandês não é um monstro.

È capaz de amar, tem predileção pelo belo, suporta, no fundo, como uma condenação de não mortal e sua necessidade de beber o sangue dos outros para se rejuvenescer continuamente, retardando assim a morte definitiva.
Personagem Trágico, que segue sem culpa seu destino cruel, mesmo não tendo nenhuma responsabilidade pela atração perversa que exerce sobre suas vítimas.


" Drácula " , o espetáculo 

O projeto " Livro Vivo " , da Companhia Àgata de Artes, visa trazer para o palco, grandes obras da nossa literatura,  iniciando em 2.017, com os ensaios da adaptação da obra de Aluísio Azevedo, " O Cortiço ", clássico da literatura nacional, cumprindo temporada em 2.018. 
Fundada em 25 de Agosto de 2.001, a Companhia Àgata de Artes, prossegue em sua caminhada de produção de espetáculos, eventos e formação de artistas em diversos segmentos . 
O texto que serve de base para a montagem do espetáculo é uma adaptação direta da obra de Bram Stocker . 

Algumas outras obras vieram completar nossos estudos e indicamos a todos aqueles que se interessam pelo tema . 

São eles : 

" Vampiros Emocionais " - Albert J Bernstein 
" O Vampiro que descobriu o Brasil " - Ivan Jafo 
" O Convidado de Drácula " - Bram Stocker 
" A profecia da Cigana " Bram Stocker . 



ESTRÉIA :  10 DE MARÇO 2.019 . 

Acompanhe : 

www.agataart.com.br 
Facebook : Agata Art Teatro 
Instagram : Drácula.2018