Cenas na Pandemia

“ CENAS NA PANDEMIA “ 

Mostra de espetáculos teatrais da Companhia Àgata de Artes concebidos durante a pandemia dos anos de  2.020 e 2.021 

Durante os dois anos de pandemia, a Companhia Àgata de Artes, completando vinte anos de atividades, não ficou parada, respeitou o isolamento social e produziu sob o formato on-line diversos espetáculos, que agora, o público poderá conferir no formato presencial, durante temporada no histórico Teatro de Arena Eugênio Kusnet . 

Foram meses de encontros virtuais, pesares pelas perdas de parentes, amigos e de inúmeros irmãos brasileiros, que se foram vítimas da Covid, ainda oferecendo a quem precisasse, apoio ideológico a favor da vacina, da prevenção e do isolamento social . 

Em novembro, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet receberá os espetáculos produzidos por nós durante essa dura fase do planeta, desta vez, em formato presencial, mas manteremos a inspiração, a emoção e a fé na arte e nos novos caminhos apontados pela humanidade, que nos motivou a produzir esses trabalhos. 

Trabalhos estes, para nós, preciosos e esperamos que tenham também este valor a quem os assistir . 

Teatro de Arena Eugenio Kusnet

Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo - SP 

Fone(11) 3256-9463

De :  06 a 28-11 -2021 

Descrição



MÁRIO DESCOBRE O BRASIL

DIA   06 - 11  -  20 horas
DIA   07 - 11   - 19 horas 

Mário de Andrade é considerado o grande mentor intelectual da década de 20. Poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil. Suas principais obras , “ Pauliceia Desvairada “, “ Macunaíma , o herói sem nenhum caráter “ , “ Lira paulistana “, trazem uma inovação no uso da linguagem, uma exploração da cultura brasileira, exaltação do país em um nacionalismo disfarçado, pontos políticos e um estilo calmo e intimista . A montagem da Companhia Àgata de Artes, traz os atores Silvio Tadeu e Caio Pimenta em um claro exercício de descoberta do estilo literário de Mário de Andrade, destacando a sua obsessiva veia nacionalista, sua poesia e contradições . 

Texto : Silvio Tadeu e Caio Pimenta 

Direção : Silvio Tadeu e Caio Pimenta 

Com : Silvio Tadeu e Caio Pimenta 



MULHERES NEGRAS

DIA   13 - 11  -  20 horas
DIA   14 - 11   - 19 horas 

Mulheres Negras foi idealizado antes da explosão de combate ao racismo desencadeada pela morte de George Floyd , nos Estados Unidos em 25/05/2.020, e traz no elenco quatro atrizes que se renovam na interpretação de textos e letras de músicas, emoldurados por uma cenografia onde impera o uso de materiais reciclados. Climas dramáticos e alegres fazem reviver a importância das mulheres negras, tão importantes na formação da nossa etnia . Falar de cantoras e escritoras negras é falarmos do verdadeiro sucesso.Sucesso social, a luta pelo reconhecimento em um país onde o racismo se esconde atrás de uma cortina de igualdade. Sucesso artístico, uma vez vencidas as barreiras sociais, essas artistas trazem em seu universo esse histórico de batalhas, vitórias, ancestralidades e amor.Tornaram-se proprietárias de um documentário em letras de música , histórias e poemas que se confundem com a sua vida.Mexer em um tesouro tão valioso, animou e desafiou a Companhia Àgata de Artes, assim foram surgindo autoras negras de diversas épocas e gerações. As escolhidas foram : Carolina Maria de Jesus, Odailta Alves, Elza Soares entre outras. 

Texto e Direção : Ju Camata 

Com : Efigênia Armendani ,Gigi Santos, Helena Gomes, Ju Camata.



PESSOAS EM CASA

DIA   20 - 11  -  20 horas
DIA   21 - 11   - 19 horas                                                                          

O espetáculo “Pessoas em Casa“ , traz  pessoas em isolamento social, que descobrem o universo da poesia de Fernando Pessoa, e acabam encarnando os vários personagens que elas inspiram. A cenografia, composta de diversas molduras vazias, simboliza um clima de vazio a ser preenchido, o vazio do isolamento social, que a poesia e a literatura surgiram como opções para esses dias pandêmicos . Por sermos a única nação da América a adotar a língua portuguesa, acreditamos ser de maior importância a divulgação da obra Pessoana . 

Texto e Direção : Silvio Tadeu

Com : Caio Pimenta, Elizeu Tozi, Franciasco Alves, Ronaldo Lima e Silvio Tadeu 



O RETRATO DE OSCAR WILDE

DIA   27 - 11  -  20 horas
DIA   28 - 11   - 19 horas  

 A vida de Oscar Wilde, será visitada neste trabalho que trará trechos de algumas de suas obras e a sua conturbada relação com o poeta Alfred Douglas. “ O retrato de Oscar Wilde “ foi concebido desde o início á distância, conforme os atuais protocolos de distanciamento social . Difícil é falar de revolução literária sem falarmos de Oscar Wilde. Seu primeiro e único romance “ O Retrato de Dorian Gray “ , continua até hoje sendo um best seller. Devemos creditar também ao escritor irlandês, o tempero ácido e mordaz existente nas comédias contemporâneas, essa era a forma encontrada por ele, de transcender os costumes da sociedade na época em que viveu . “ A importância de ser prudente “ , “ Salomé “ , “ Um marido ideal “ , são espetáculos teatrais de sua autoria, que trouxeram de volta ao mundo, o poder de sátira política e social que a comédia possui, fazendo rir a muitos e incomodando a outros . 

Texto : Silvio Tadeu 

Direção : Ju Camata e Caio Pimenta 

Com : Beth Santos, Caio Pimenta, Edivaldo Gomes, Efigênia Armendani, Francisco Alves, Gigi Santos,Helena Gomes,Henrique Possetti,Ju Camata, Ronaldo Lima. 


FICHA  TÉCNICA MOSTRA :  

Curadoria :  Companhia Àgata de Artes  

Assessoria de Imprensa e Comunicação :  Impressões Comunicação e Delta de Negreiros 

Iluminação e Sonoplastia :  Dan Gomez , Silvio Tadeu 

Painel de Fernando Pessoa em " Pessoas em Casa "  :  Ronaldo Lima 

Voz Off  em "  Mário descobre o Brasil "  :  Milton Ostronoff 

Voz Off   em  " Pessoas em Casa "  :  Henrique Possettti, Delta de Negreiros, Edivaldo Gomes e José Luiz Gaeta. 

Assistente de Direção Pessoas em Casa :  Dorinha Beck 

Arte :   Douglas Oliveira 

Agradecimentos :  Ricardo Dias, Ronei, Equipe Funarte, Ju Camata, Ronaldo Lima, Delta de Negreiros, Dorinha Beck