COMPANHIA ÁGATA




Cia Ágata de Artes 



Histórico da Companhia Âgata de Artes . 


Fundada em 25 de Agosto de 2.00, por um grupo de artistas de teatro, que desejavam produzir espetáculos, que valorizassem a dramaturgia e a verdade cênica, através da obra de grandes clássicos . 


Assim o primeiro espetáculo foi justamente “ A Ratoeira “ de Agatha Christie, clássico do suspense mundial, que nos inspirou o nome  da Companhia, em homenagem a grande escritora de contos policiais. 


Na sequência de produções, mantivemos a linha dramatúrgica com “ O Santo Inquérito “  de Dias Gomes, “ Edipo Rei “ , de Sófocles, “ Muito Barulho Por Nada “  e   “  Hamlet “   de Willian Shakespeare e assim permanecemos em produção constante, não só na área de espetáculos teatrais, mas expandindo para oficinas de preparação de atores, eventos infantis e corporativos . 


A Companhia também passou  pela experiência de administração de espaços culturais, onde desenvolveu atividade constante , como o  Espaçio Cultural dos Bancários Teatro Lélia Abramo e o Teatro Oswaldo Aranha . 


Atravessamos a pandemia de 2.020 e 2.021 com produções interrupta  para  o YouTube e Redes Sociais , como  “ Pessoa em Casa “ , sobre a obra do poeta português Fernando Pessoa   e “ Mulheres Negras Compõem “ , uma coletânea sobre a obra de mulheres negras compositoras, como Elza Soares, Luana Bayo, Leci Brandão entre outras . 


Chegamos ao anos de 2022 e 2.023 em cartaz com  “ O Retrato de Oscar Wilde “ nos Teatros UMC,  West Plaza e o Tatro de Arena de Eugenuio Kusnet .