Histórico da Companhia Âgata de Artes .
Fundada em 25 de Agosto de 2.00, por um grupo de artistas de teatro, que desejavam produzir espetáculos, que valorizassem a dramaturgia e a verdade cênica, através da obra de grandes clássicos .
Assim o primeiro espetáculo foi justamente “ A Ratoeira “ de Agatha Christie, clássico do suspense mundial, que nos inspirou o nome da Companhia, em homenagem a grande escritora de contos policiais.
Na sequência de produções, mantivemos a linha dramatúrgica com “ O Santo Inquérito “ de Dias Gomes, “ Edipo Rei “ , de Sófocles, “ Muito Barulho Por Nada “ e “ Hamlet “ de Willian Shakespeare e assim permanecemos em produção constante, não só na área de espetáculos teatrais, mas expandindo para oficinas de preparação de atores, eventos infantis e corporativos .
A Companhia também passou pela experiência de administração de espaços culturais, onde desenvolveu atividade constante , como o Espaçio Cultural dos Bancários Teatro Lélia Abramo e o Teatro Oswaldo Aranha .
Atravessamos a pandemia de 2.020 e 2.021 com produções interrupta para o YouTube e Redes Sociais , como “ Pessoa em Casa “ , sobre a obra do poeta português Fernando Pessoa e “ Mulheres Negras Compõem “ , uma coletânea sobre a obra de mulheres negras compositoras, como Elza Soares, Luana Bayo, Leci Brandão entre outras .
Chegamos ao anos de 2022 e 2.023 em cartaz com “ O Retrato de Oscar Wilde “ nos Teatros UMC, West Plaza e o Tatro de Arena de Eugenuio Kusnet .